Você tem um produto ou serviço bem legal, certo? E pensou logo em fazer um website para divulgar. Correto, mas antes de pensar em fazer um site para a sua empresa, já pensou em organizar as ideias? Não é organizar mentalmente e sim passar para o papel, word, bloco de notas… Estruturar mesmo!
Algumas perguntas:
1 – O que de fato você produz? Qual serviço você presta?
Faça uma lista dos seus produtos e descreva cada um. Pode ser serviços também.
Exemplo: Produção de brindes para festas, abridores de garrafa personalizados, bottons nos tamanhos 3,5 cm e 5,5 cm. Canecas de porcelana personalizadas.
2 – Quais são os seus concorrentes e como eles se apresentam no mercado?
Faça uma lista com cinco concorrentes e estude eles. Veja quais são seus pontos fortes, como os produtos e serviços deles e seus preços. Seria bom você comprar um produto dele para ver a qualidade.
3 – Procure um diferencial. Seja no preço, na apresentação ou na oferta de serviços e produtos.
4 – Vai precisar enviar pelo correio?
5 – Pretende gastar com publicidade?
6 – Quem é o seu público? Todo mundo não vale. Procure ser mais específico e se aprofundar mais em quem é o seu cliente.
7 – Consegue vender seu produto ou serviços pelo Mercado Livre, OLX ou Facebook?
8 – Se for enviar pelos correios, já viu o custo das embalagens?
9 – Tem fotos profissionais do seu produto? Evite usar fotos de celulares.
10 – Planilha de preços;
Agora sim, munido dessas informações você já pode até explicar melhor o seu negócio para um web designer e um consultor para pequenas empresas. O que costumo fazer com meus clientes é sentarmos e botarmos a casa em ordem.
1 – Registrar um domínio, clique aqui para saber como;
2 – Criar uma conta para hospedagem de sites;
2 – Criar as contas de e-mail;
3 – Criar ou organizar a identidade visual da empresa. Separar as cores, formas, fontes e elementos visuais que agradam o seu consumidor e não apenas a você;
4 – Montar o conteúdo da empresa: textos sobre a empresa, serviços prestados, descrição dos produtos, fotos desses produtos e etc…
5 – Como será a atualização desse site?
6 – Como você fará para divulgar esse website?
7 – Você tem o logo em vetor?
8 – Pensou nas palavras chaves para a busca do seu produto ou serviço no Google e outros buscadores?
9 – Categorizar seus produtos ou serviços;
10 – Testes em dispositivos móveis.
Munido dessas informações, você já pode pensar no seu negócio com mais clareza e ter um norte para seguir.
Ainda ficou com dúvidas, quer ajudar para organizar as suas ideias sobre o sobre negócio ou serviço? Entre com contato comigo, posso estruturar toda a sua empresa, desde a identidade visual, website, material gráfico, cartões de visita, criação de e-mails, hospedagem do site e registro do seu domínio.
Filipe Souza – Comunicação & Design
E-mail: [email protected]
Telefone/Whats App: (21) 97260-4582